top of page

AMANDA CAMARGO
FORÇA AÉREA BRASILEIRA
POR: JUNIOR MATIAS
FOTO: ARQUIVO PESSOAL
Amanda Camargo tem 21 anos e atualmente está na FAB (Força Aérea Brasileira), para se formar oficial intendente, curso de logística e administração pública. Em entrevista ela relata os pontos fundamentais para se ingressar na força aérea. Além disso, contou as principais habilidades para uma mulher que deseja seguir carreira militar.
Revista Mulher: Como fez para ingressar na força aérea?
Amanda Camargo: Descobri a possibilidade de ingressar na Força Aérea nos portões abertos que a Academia realiza todos os anos. Após isso, procurei informações sobre o concurso e como poderia ingressar na FAB. Comecei um cursinho preparatório para a prova, fiz três anos de curso e depois de três provas consegui lograr êxito tanto na prova intelectual, teste de saúde, teste psicotécnico quanto no teste físico.
RM: Quais seus objetivos?
AC: Meus objetivos são me formar na Academia da Força Aérea como oficial intendente e buscar aperfeiçoamento na minha aérea de trabalho.
RM: Quais os desafios que você enfrentou após sua escolha?
AC: Meu maior desafio foi sair da minha casa para viver em um regime de internato, pois te limita em fazer diversas atividades as quais são comuns para qualquer pessoa que não vive nesse regime. Outro desafio da carreira é a adaptação em conciliar todas as atividades que são exigidas de um militar, como: atividades intelectuais, físicas e disciplinares ao mesmo tempo, o que não são encontradas em outras profissões.
RM: Você acha que para mulheres essa área é mais difícil?
AC: Não acredito que seja mais difícil seguir essa área profissional por ser mulher, mas assim como para os homens é difícil para as mulheres também é, pois é uma profissão que exige muitas abdicações.
RM: Como é a relação da sua família com sua carreira?
AC: Minha família sente muito orgulho da carreira que eu escolhi, pois eu sou a única militar na família, então eles buscam conhecer um pouco mais do que eu faço na minha vida profissional.
RM: O que pode impedir uma mulher de seguir os sonhos hoje?
AC: A única coisa que impede uma mulher hoje em dia de seguir o seu sonho é ela acreditar que não é capaz, pois todo mundo é capaz de fazer o que quiser.
RM: Você acha as mulheres estão ganhando espaço em profissões que antes eram consideradas ‘’masculinas’’?
AC: Acredito que sim, até mesmo na área militar, apesar da proporção de mulheres para homens ser muito menor, as mulheres que seguem essa profissão estão conquistando patamares cada vez maiores e demonstrando a sua capacidade de exercer qualquer tipo de atividade.
RM: Qual a sua inspiração? Existe uma figura feminina na qual você se inspira?
AC: Ao ver mulheres da mesma carreira que eu conquistando patamares cada vez maiores, isso faz com que eu me inspire a continuar a seguir essa profissão e me sentir cada vez mais capaz. As figuras femininas que eu me inspiro são as mulheres que já passaram pela mesma formação
profissional que a minha e hoje se encontram em posição de destaque na Força.
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
|---|
bottom of page



